Bom dia! A sua Knewsletter chegou trazendo o melhor conteúdo sobre gestão de reputação que você lerá até sexta-feira que vem.
🔵 Mas antes de começar sua leitura, temos uma novidade especial:
🎙 Na nova temporada do Knewin Podcast, “Conversas de Impacto”, Tatiana Maia Lins convida você a pensar e a construir futuros desejáveis em 8 episódios, com reflexões e insights poderosos sobre inovação, sustentabilidade, felicidade, paixão, liderança e o impacto da tecnologia em nossas vidas.
👉 Inscreva-se agora no Canal Knews, e tenha acesso antes aos episódios!
Agora sim, vamos lá! 🚀
GESTÃO DE REPUTAÇÃO
✨ Restaurando a Reputação: Lições de Resiliência no Mundo Corporativo
Você já ouviu falar em Kintsugi? Esta técnica de restauração, que surgiu no Japão por volta do século XV, consiste em reparar artigos de cerâmica quebrados com uma mistura de laca com pó de ouro, prata ou platina. As rachaduras, ao invés de serem escondidas, são destacadas com o metal precioso, transformando as imperfeições em parte da história e da beleza do objeto.
Imagem: BS Asahi
Assim como no Kintsugi, a reputação de uma empresa, quando danificada por uma crise, pode ser reconstruída de forma ainda mais forte e valiosa.
A crise enfrentada pela GOL, após o incidente com o cão Joca, ilustra a fragilidade da reputação e a importância de agir com rapidez, transparência e empatia. Como Mario Rosa descreve neste artigo, uma companhia aérea, por operar em um ambiente de alto risco e complexidade, está constantemente com as atenções do público voltadas para si. Um único erro pode manchar a imagem construída ao longo de anos de dedicação e compromisso com a segurança.
“Essa é uma das primeiras loucuras do setor aéreo: é um setor que vive o tempo quase todo no ar e tudo tem que dar certo. E quando não dá tudo certo, absolutamente tudo, pode ser estarrecedor.”
Da mesma maneira que as rachaduras reparadas com ouro no Kintsugi contam a história do objeto, as crises superadas por uma empresa podem se tornar valiosas. Ao aprender com os erros do passado, a empresa pode fortalecer seus processos, melhorar sua comunicação e se tornar ainda mais resiliente a futuras crises.
A Lojas Americanas, por exemplo, tem se esforçado para superar uma crise financeira e reconquistar a confiança de seus clientes. A empresa implementou o projeto "Pit Stop" para otimizar sua operação logística e investir em tecnologia para garantir a eficiência de sua cadeia de suprimentos.
Ao demonstrar ações concretas para corrigir os problemas do passado, a Americanas busca mostrar ao público que está em um novo momento e que aprendeu com seus erros.
A lição do Kintsugi para a gestão de reputação é clara: as crises são inevitáveis, mas como lidamos com elas é que define a nossa resiliência.
Ao encarar os erros com transparência, responsabilidade e um olhar voltado para o aprendizado, as empresas podem transformar as cicatrizes em símbolos de força e superação, construindo uma reputação ainda mais sólida e autêntica.
🛡️ CrowdStrike: Uma Lição em Tempo Real sobre a Fragilidade da Reputação na Era Digital
A crise enfrentada pela CrowdStrike, após uma atualização de software ter causado interrupções em serviços globais, é um alerta para todas as empresas, independentemente do setor de atuação. Em um mundo hiper conectado, a reputação é um ativo valioso e frágil, que pode ser danificado em questão de horas.
Imagem: Metin Aktas/Anadolu via Getty Images
A CrowdStrike, ao reconhecer a falha e agir para corrigi-la, demonstrou transparência e responsabilidade, elementos cruciais para a gestão de crises. No entanto, a empresa precisará ir além para recuperar a confiança do público e minimizar os danos à sua imagem.
A empresa também precisará demonstrar um compromisso contínuo com a qualidade de seus serviços e a segurança de seus clientes para reconstruir a confiança perdida.
A comunicação transparente e a demonstração de ações concretas para evitar que falhas semelhantes se repitam serão fundamentais para que a CrowdStrike supere essa crise e saia fortalecida.
🏆 Agradecemos por ter chegado até aqui!
A Knewsletter será enviada para seu e-mail, toda sexta-feira de manhã, com notícias que foram destaques durante a semana.
📩 Se você ainda não se inscreveu para receber a Knewsletter semanalmente, clique aqui e cadastre-se agora!
Nos vemos na sexta que vem! 😉